Mensagem para a PÁSCOA de 2005

Mensagem da Conferência Permanente dos Bispos Ortodoxos Ucranianos além-fronteiras da Ucrânia por ocasião da PÁSCOA de 2005

Trad.: Natalia Waszczynskyi

Ao Clero e Fiéis da nossa Santa Igreja Ortodoxa Ucraniana e para todo o mundo.

Que a Paz oferecida por nosso Jesus Cristo Ressuscitado a seus santos discípulos, após sua Ressurreição, seja convosco, em todo o tempo e lugar.

Cristo Ressuscitou!
Em verdade ressuscitou!

O Apóstolo Paulo escreveu na sua Primeira Carta aos Corintios: “Se é só para esta vida que esperamos em Cristo, somos de todos os homens os mais dignos de lástima. Mas na realidade Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados”. […] “Mas, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrito: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graça a Deus que nos dá a vitória por nosso SENHOR Jesus Cristo.”. (1Cor 15, 19-22; 54-57).

Nossa missão – que é a de todo cristão ortodoxo ucraniano – é espalhar a Boa Nova que a vitória foi alcançada – que o tempo da paz foi estabelecido – que o tempo da reconciliação está disponível – que o mundo não tem nada a perder, mas tudo a ganhar através do acolhimento da nova ordem da vida estabelecida por Cristo Ressuscitado. Nossa missão é dizer a nossos irmãos e irmãs que ainda estão fazendo alianças com as forças do mal – da ganância, ódio, guerra, intolerância, competição feroz e exploração, que os seus aliados já estão derrotados – que o julgamento foi entregue – que Cristo é o SENHOR! Nossa missão é introduzi-los na Boa Nova: “Verdadeiramente, Ele Ressuscitou!”

Algumas pessoas querem uma explicação científica para tudo isso. Mas a ciência pode apenas analisar um evento comparando-o com outros eventos. A Ressurreição de Jesus não pode ser comparada com mais nada! O que o Evangelho da Páscoa proclama, ainda não havia aconteceu até então, e não mais aconteceu. Algumas pessoas mortas haviam retornado da morte – mesmo a Sagrada Escritura nos dá exemplos disso – mas retornaram para morrer novamente. Cristo ressuscitou para não morrer jamais. Ele ressuscitou para a Nova Vida , onde a morte foi abolida, o caminho para o Reino de Deus e da Salvação para todos nós foi aberto.

A morte de Nosso Senhor não foi uma morte simbólica, mas uma morte real, despida de artifícios cosméticos, flores e doce música. Também a Ressurreição de Cristo, não foi uma ressurreição simbólica, mas Ressurreição real – o retorno real de Jesus de Nazaré na plenitude de sua divindade e de sua humanidade. Os Pais da Igreja jamais ousaram desviarem-se deste fato surpreendente, afirmando: “Seu Espírito vive nas vidas daqueles que crêem”. NÃO! JESUS CRISTO, NOSSO SENHOR E SALVADOR, REALMENTE VIVE!

Enquanto nós cristão ortodoxos, festejamos este fato na grande festa da Páscoa, nós, vossos pastores, nos perguntamos e também a cada um de vocês, confiados ao nosso cuidado espiritual: – Tendo proclamado a cada um de nós e a todo mundo “Cristo ressuscitou! Em verdade ressuscitou!” durante as santas e maravilhosas celebrações litúrgicas desta Festa das Festas, estamos nós realmente preparados para cumprir nossa missão? Ao proclamar “Cristo Ressuscitou!” Que diferença fará para nossas vidas, ao nos levantarmos na Segunda-feira após o Domingo de Páscoa? Ao proclamarmos na Páscoa “Cristo Ressuscitou!”, que diferença fará no relacionamento com nossos familiares, com nossos colaboradores, com nossos vizinhos, com nossos inimigos? Ao proclamarmos “Cristo ressuscitou!” que diferença isto fará no que concerne à justiça, paz e serviço em nossas comunidades locais e no mundo em geral?

Carregamos o nome de Nosso Senhor – CRISTÃOS, e precisamos nos posicionar e refletir sobre a brilhante LUZ vinda da tumba vazia para o mundo, para nossas comunidades e para as vidas de todos aqueles que encontramos enquanto estamos à caminho, neste mundo. Somos criados para refletir o amor de Cristo, a compaixão de Cristo, a paz de Cristo para nosso mundo. Estamos preparados espiritualmente para cumprir esta missão? Através de uma sólida preparação que a Grande Quaresma nos propicia e pela freqüente participação na Divina Eucaristia – recebendo o Corpo e o Sangue de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo – então sim, estaremos sempre preparados.

Na Páscoa – Domingo da Ressurreição – celebramos a maravilhosa manifestação do Poder de Deus que se revelou naquele tempo, como agora se revela. A Páscoa não é apenas um evento histórico, do passado, mas é uma eterna realidade, sempre presente. O Poder de Deus manifestado na Ressurreição está se revelando a nós e, todos os problemas que nem sequer podemos imaginar já estão resolvidos. Aquela Força está atuando profundamente em nosso interior para nos sustentar em nossa missão e em nossa jornada para a vida abundante, para nos dar força para atingi-la. Temos testemunhado esta força na recente transição pacífica de governo em nossa amada Ucrânia. Temos testemunhado a atuação desta força nas pessoas reunidas em paz e simplicidade de pensamento, mudando para sempre a face de uma Nação . E, é esta a Força que pode transformar o mundo.

Asseguramos a vós, nossos queridos e amados filhos espirituais, nossas incessantes orações por todos e cada um de vós, enquanto, de vossa parte, esperamos que contribuam com seus esforços para cumprir sua parte de nossa missão. Pedimos, outrossim, para que sejamos lembrados em vossas orações.

– Cristo Ressuscitou! – Em verdade Ressuscitou!

CONSTANTINO, Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos e na Diáspora.

JOHN – Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Canadá.

ANTONIO – Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos da América.

JOÃO, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Canadá

VSEVOLOD – Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos da América.

JOAN – Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana na Diáspora.

YURIJ – Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana no Canadá.

JEREMIAS – Eparquia Ortodoxa Ucraniana na América do Sul (UOC of USA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: