FAMÍLIA UCRANIANA MALIUK REÚNE-SE NA CAPITAL

Após 22 anos separados, os Maliuk festejam o reencontro em solo gaúcho.

Neste domingo (13/2/2011), as irmãs Ana, Maria e Helena Maliuk vão festejar o reencontro após 22 anos distantes. Descendentes de ucranianos que imigraram para o Brasil em 1912, elas nasceram no Rio Grande do Sul, mas retornaram ao país de origem dos avós, Savelii e Maria, na década de 1960. Maria e Helena ficaram na Ucrânia, mas Ana casou-se com o cubano Maria Fernández e foi viver em Cuba. De lá, retornou para o Rio Grande do Sul, vivendo em Porto Alegre desde 1993. Hoje, Ana é professora de idiomas e Mário é proprietário do conhecido bar temático Sierra Maestra – um pedaço de Cuba no bairro Cidade Baixa.

A história da família Maliuk foi contada por Ana no livro «Sonhar é Andar», onde ela relata também importantes fatos da história da humanidade. As irmãs Maria e Helena saíram no dia 6 de Volgogrado, cidade localizada no sul da Rússia. Elas viajaram de trem até Moscou, de onde partiram de avião até o Rio de Janeiro. O vôo trazendo as irmãs Maliuk chegou em solo porto-alegrense às 00:40h da quarta-feira, (9/2/2011). Elas pretendem ainda visitar parentes em Santa Rosa e em Campina das Missões, cidade onde nasceram.

Fonte: Jornal Correio do Povo de 9/2/2011.

Em 1908 os primeiros Maliuk chegaram a Campina das Missões, então Distrito de Santa Rosa – RS

Festa do Aniversário de Marfa Maliuk, realizado em em 3 de Julho de 2011

Marfa Maliuk em foto de 9 de Maio de 2010, por Alter Breitenbach, seu neto

Marfa Maliuk, viúva de Jacob Orizenco, a mais idosa entre todas as Maliuk, mãe de Maria, Anastácia, Tatiana, Gregório, Nina, Claudia e Antônio. Faleceu em Porto Alegre, onde residia, no último dia 6 de novembro de 2011

Anúncios