Formação de Professores de Língua Ucraniana

Tem início em março a formação de 30 professores de Língua Ucraniana através do ensino à distância pelas Universidades: UNICENTRO – do Brasil e DRAGOMANOVA – da Ucrânia. Nesta etapa, a prioridade é para os professores que estão dando aulas ou para aqueles que já trabalham com a língua, mas que ainda não possuam título. Acesse o Site: http://eventos.unicentro.br/lingua_ucraniana2013/index.php

Em outubro de 2011 a delegação da Representação Central Ucraniano Brasileira teve encontro com o Presidente da Ucrânia Victor Yanukovich em São Paulo. Uma de nossas reivindicações foi a criação do curso de língua ucraniana online. O Presidente da Ucrânia aceitou a nossa sugestão e determinou ao Ministério da Educação da Ucrânia a instalação do curso. Após várias tratativas e com os apoios do Consulado da Ucrânia em Curitiba e em Paranaguá, audiências com os Secretários de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia e negociações com a UNICENTRO, foi assinado o convênio entre a Universidade Nacional Pedagógica da Ucrânia Dragomanova e a UNICENTRO.

Nesta primeira etapa serão formados 30 professores em três núcleos presenciais aos sábados: em Irati, Prudentópolis e Curitiba. Na sequência serão formados outros professores. A UNICENTRO também tem em seu projeto em criar o curso da Língua Ucraniana presencial para a formação de professores e tradutores.

Também será criado na sequência o curso de língua ucraniana online para todos.

Vitório Sorotiuk
Presidente da RCUB 

Anúncios