PAPANDUVA – SC: FESTA ORTODOXA

Mais de mil fiéis, vindos de todo o Brasil e do Paraguai, se reuniram no local onde está sendo construída a Igreja Ortodoxa Ucraniana de São Valdomiro Magno, em Papanduva, norte do Estado de Santa Catarina – Brasil, para a celebração de 25º aniversário de ordenação sacerdotal e 20º da consagração episcopal de S. E. R. Dom JEREMIAS,  Arcebispo Eparca da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul (Patriarcado Ecumênico). Os eventos contaram com a presença do Arcebispo Dom Antônio, Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos EUA, e do Bispo Daniel, que permaneceram durante quatro dias no Brasil cumprindo uma agenda de reuniões e encontros com autoridades e representantes locais das comunidades ortodoxas ucranianas de Curitiba e de outras regiões do Brasil.

Na tarde de sábado, dia 25, já em Papanduva, antes do início das festividades, os três hierarcas visitaram um cemitério local da Igreja Ortodoxa Ucraniana São Valdomiro Magno e, sobre o túmulo do primeiro sacerdote ortodoxo daquela histórica Paróquia, realizaram um Serviço Memorial. Em seguida, o Metropolita  reuniu-se com o clero eparquial presente, vindos de várias cidades do Brasil e do Paraguai.

Na tarde do mesmo dia, S. E. Dom Daniel encontrou-se, em uma reunião, com um grupo de ucranianos ortodoxos de Fram, Paraguai, que havia conhecido em setembro de 2013, quando lá esteve para o 13º Concílio Eparquial da Igreja Ortodoxa Ucraniana da América do Sul .

Após o Ofício de Vésperas , o Metropolita Dom Antônio dirigiu aos presentes uma breve reflexão sobre a importância do sagrado ofício episcopal , fazendo referência aos escritos de São Paulo e dos Pais da Igreja. Após o ofício de Vésperas, cerca de 200 pessoas se reuniram para um jantar de confraternização em homenagem a Dom Jeremias.

No domingo, dia 26, a Divina Liturgia teve início pontualmente às 10:00h, reunindo no salão comunitário, adjunto à Igreja em construção, centenas de cristãos ortodoxos. Representantes da família paroquial local e o clero da Eparquia saudaram a chegada festiva de Dom Antônio, Dom Jeremias e Dom Daniel com a tradicional apresentação de flores, pão e sal. Um coro com 50 membros cantou a Divina Liturgia em ucraniano, português e espanhol.

Após a «Grande Entrada», a comunidade inteira testemunhou a ordenação sacerdotal do Diácono Gregório (Edson Filakoski) que, prostrado diante do Altar da antiga e histórica igreja de São Valdomiro, construída pelos primeiros imigrantes ucranianos naquela região, consagrou seu ao amor incondicional a Cristo e aos irmãos, como servidor de seu Reino na Igreja. Ao final da Divina Liturgia, Sua Eminência Dom Antônio, dirigiu suas palavras, em ucraniano e português, saudando aquele «filho da Eparquia da América do Sul» que, ainda jovem, iniciou sua caminhada na Igreja, viajando depois para os Estados Unidos para estudar Teologia e a língua ucraniana e que, retornando depois ao seu país natal, aceitou com boa disposição o chamado a assumir o ofício de pastorear este rebanho, o que tem feito com verdadeiro zelo pastoral e grande espírito de liderança. O Metropolita manifestou ainda sua mais sincera gratidão a Sra. D. Teresa Ferens, mãe do Arcebispo Dom Jeremias, por seu cuidado e apoio irrestrito ao filho, desde o início de sua caminhada vocacional, e por ter proporcionado este «presente» para a Igreja Ucraniana na América do Sul. Em seguida, presenteando Dom Jeremias com uma linda Panaguia, o aclamou com o tradicional AXIOS!, sendo seguido por toda a comunidade presente.

Após o tradicional canto «Deus, conceda -lhe muitos anos! – Mnohaya Lita», Dom Jeremias manifestou sua gratidão a todos os presentes e, refletindo sobre sua jornada de fé, fez referência aos primeiros anos da sua formação no seminário de Santa Sofia, no EUA, e da importância da presença de Vladika Antonio, bispo que o elevou à santa ordem do Diaconato. Concluindo, Dom Jeremias presenteou Dom Daniel com o ícone do Arcanjo Gabriel, escrito por iconógrafos da paróquia São Valdomiro Magno de Papanduva. Entretanto, uma surpresa havia sido preparada para o Primaz da Igreja Ortodoxa Ucraniana na Diáspora, Sua Eminência Dom Antônio, naquele dia em que também comemorava o primeiro aniversário de sua entronização como Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos EUA. A Eparquia da América do Sul o presenteou com um busto magistralmente criado por um conhecido e respeitado iconógrafo e artista brasileiro, Sr. Luiz Branco, em comemoração por sua eleição ao mais elevado cargo na Igreja.

Como sempre, o dia terminou com um banquete que reuniu mais de mil convidados. O almoço foi animado por apresentações culturais e artísticas, destacando-se a presença da companhia de danças ucranianas Kalyna, de Fram, Paraguai, que reúne em seu elenco artístico uma maioria de bailarinos na faixa etária entre 50 e 75 anos de idade, motivados pela determinação de preservar suas tradições étnicas e transmiti-las às novas gerações.

FONTE: Departamento de Relações Públicas da Igreja Ortodoxa Ucraniana dos EUA.
Fotos por Luiz Branco

Anúncios