Щасливого Нового року!

new-year-slider_13_259f00377fEm nome da Representação Central Ucraniano Brasileira – RCUB, venho desejar a todos um feliz e próspero ano novo. Também venho convocar a todos para transformarem o ano de 2015 no ano da Revitalização do Ensino da Língua Ucraniana no Brasil.

Em 2015 a Representação Central Ucraniano Brasileira completa trinta anos de existência. Para comemorar esse evento nada mais adequado que centrarmos as atividades para revitalizar o ensino da língua ucraniana. Nesse ano, também, o Curso de Língua Ucraniana na Universidade Federal do Paraná completa 30 anos e no mês de julho realizar-se-á evento comemorativo.

Em 22 de novembro passado a Representação Central Ucraniano Brasileira realizou um encontro com a presença de representantes da UNICENTRO e do curso da UFPR, professores e interessados e foi escolhida uma comissão visando a realizar o primeiro Forum do Ensino da Língua Ucraniana no mês de setembro na cidade de Irati na UNICENTRO. Compõem essa comissão o Consul Honorário da Ucrânia  e Vice Presidente da Representação Central Dr. Mariano Czaikowski, a recém formada na Ucrânia em Língua Ucraniana Irmã Zenóbia Michalizen e Mirna Voloshen que trabalhou na elaboração de dicionário português-ucraniano.

A Representação Central Ucraniano Brasileira, a UNICENTRO e a Universidade Dragomanova da Ucrânia promovem em 2015 o curso de língua ucraniana para iniciantes em três semestres para 69 descendentes, com a participação dos Grupos Folclóricos Barvinok da Subras e Clube Poltava de Curitiba, Grupo Vesselka de Prudentópolis, Grupo Ivano Kupalo e Unicentro em Irati e Grupo Kalena em União da Vitória. A Associação dos Amigos da Cultura Ucraniana – TPUK de Curitiba também promoverá o ensino de língua ucraniana. A UNICENTRO dará inicio ao processo de organização da documentação e inventário para que a Língua Ucraniana venha a ser considerada como “Referência Cultural Brasileira.”, conforme previsão constitucional disciplinado pelo Decreto n.º 7.387/2010. Devemos lutar para que a língua ucraniana volte à grade curricular do ensino fundamental nas regiões de forte presença da etnia.   Outras iniciativas serão implementadas pelas comunidades.

Que 2015 seja o ano de Paz na Ucrânia!

Há que se lembrar que a defesa da integridade territorial da Pátria de nossos antepassados é a defesa também do espaço onde se desenvolve e é oficial a língua ucraniana. O agressor de hoje é o mesmo que  ao longo da história realizou atos contra a língua ucraniana. De 1622 a 1990 é longa a cronologia de proibições e ações contra  a língua ucraniana (Zaxid.net). Desde o  Tsar Mikhail ordem de apresentação do Patriarca de Moscovo Filaret queimar no esta todas as cópias impressas na Ucrânia “evangelho didático” K. Stavrovetskya a 1984 – Portaria do Ministério da Cultura do escritório de transferência URSS em todos os museus da União Soviética para o russo; em  1989 – Resolução do Comité Central do “reforço legislativo do russo como nacional” ou em 1990 – aprovação da lei URSS sobre as línguas da União Soviética, onde a língua russa foi dado o status oficial. Agora na Criméia é suprimido o ensino da língua ucraniana. Por essa razão que o trabalho de implementação do ensino e aprendizado da língua ucraniana deve ser ao mesmo tempo realizado com os atos de solidariedade e apoio humanitário à luta pela integridade territorial da Ucrânia.

Apelamos a todos para que tomem, individualmente ou em suas entidades, sociedades e organizações, as iniciativas para a revitalização do ensino da língua ucraniana no ano de 2015 e de apoio humanitário e solidariedade à luta do povo ucraniano pela integridade territorial de sua pátria.

FELIZ ANO NOVO !

Щасливого Нового року!

 

VITORIO SOROTIUK
Presidente da Representação  Central Ucraniano Brasileira – RCUB

Anúncios