Вознесіння Господнє

Queridos Irmãos e Irmãs em Cristo!

Nesta quinta-feira dia 21 a Santa Igreja Ortodoxa celebra a Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje, no Monte das Oliveiras, o Céu e a Terra se beijam, os anjos e seres humanos estão unidos. Aqui, o coro dos Apóstolos cumprimenta seu doce Mestre com alegria em sua partida, e as Ordens dos Anjos saúdam o Rei dos Céus com alegria inefável. Aqui, o cativeiro, é levado cativo pelo Vencedor da morte com a sua Ascensão às alturas, ou seja, as almas dos justos que foram redimidos, têm seus olhos em seu Redentor com sentimentos de euforia e alegria. Aqui também, a Sua Mãe, a Virgem pura, se despede do seu Filho amado, o Qual sobe ao Céu, onde Deus, o Pai acolhe o seu Filho unigênito e O faz sentar à Sua direita. Aqui, no prestigioso Monte das Oliveiras, também nós somos chamados a elevar nossas mentes e nos tornarmos testemunhas oculares dos eventos grandes e maravilhosos que ocorreram, tendo como nosso guia Lucas, o teólogo, o único entre os Evangelistas a narrar – de forma breve, mas no melhor estilo das narrativas sacerdotais – a solene e gloriosa Ascensão de nosso Senhor e Deus e Salvador Jesus Cristo.

O Senhor da vida, rompeu os laços da morte por sua ressurreição e se reuniu com seus discípulos durante 40 dias; Ressurreição que tornou para eles inconteste por meio de várias provas. Cristo não subiu ao céu no dia em que ressuscitou, porque um evento como esse teria levantado dúvidas e perguntas. Se ele tivesse feito isso, muitos dos incrédulos estariam em condições de projetar o argumento de que a ressurreição era mais um sonho de aspirações piedosas que facilmente surgem e desaparecem mais facilmente. Por este motivo, então, Cristo permaneceu por 40 dias sobre a terra, e apareceu aos seus discípulos várias vezes, mostrando-lhes as marcas de suas feridas, explicando-lhes as profecias que Ele cumpriu em sua vida e sofrimentos como homem, e até mesmo comeu com eles.

São João Crisóstomo diz:

Agora os anjos e os arcanjos veem aquilo há qual muito ansiavam. Pois eles viram a nossa natureza brilhando no trono do rei, brilhando com a glória e a beleza eterna …. Portanto, eles se reúnem fim de ver a visão incomum e maravilhosa: o Homem ascendendo ao céu.

A Ascensão é o sinal do Pentecostes, o sinal da Sua vinda, pois “O Senhor subiu ao céu, e enviará o Consolador para o mundo”

Pois sabemos que o Espírito Santo ainda não estava no mundo, até que Jesus foi glorificado. E o próprio Senhor disse aos discípulos: “Se eu não for, o Consolador não virá a vós” (João 16:7).

Os Dons do Espírito são “Dons da reconciliação”, um selo da salvação realizada e da reunião final do mundo com Deus. E isto foi conseguido só na Ascensão.

Gostaríamos de convidar a todos para celebrar conosco neste final de semana os Ofícios Litúrgicos em comemoração à festa da Ascensão de nosso Senhor Jesus Cristo.

  • 23/05 – Sábado as 18:00hs Ofício de Vésperas
  • 24/05 – Domingo as 09:30hs Divina Liturgia.

Pe. Gregorio Filakoski
Pároco

Тропар, глас 4

Вознісся Ти у славі Христе Боже наш, радість сотворивши ученикам обітницею Святого Духа, утвердивши їх Своїм благословенням, що Ти є Син Божий, Визволитель світу.

Кондак, глас 6

Сповнивши наше спасіння і з’єднавши земних з небесними, вознісся Ти у славі, Христе Боже наш, не розлучаючись, але невідступно перебуваючи і взиваючи до тих, що люблять Тебе: «Я з вами і ніхто проти вас».

ASCENSÃO DO SENHOR

Tropario

Subiu Deus por entre aclamações
o Senhor, ao som das trombetas.

Salva-nos, ó Filho de Deus,
que do meio de nós, subiste vitorioso aos céus,
a nós que a Ti cantamos: Aleluia!

APOLITIKION

Subiste glorioso ao céu, ó Cristo nosso Deus,
enchendo de júbilo os discípulos
pela promessa do Espírito Santo,
e confirmando-os por tua bênção,
porque tu és o Filho de Deus, o Redentor do mundo.

KONDAKION

Tendo cumprido a economia de nossa salvação
e reconciliado a Terra com o Céu,
subiste glorioso, ó Cristo nosso Deus,
sem, porém, nos abandonar,
mas permanecendo junto de nós,
anunciando aos que te amam:
«Eu estou convosco e ninguém é contra vós».

PROKIMENON

Eleva-te, ó Deus, sobre os céus,
e brilhe a tua glória sobre toda terra!

Anúncios