IGREJA ORTODOXA DA UCRÂNIA SE TORNA FORMALMENTE INDEPENDENTE DA IGREJA RUSSA

Publicação no grupo AMIGOS DA UCRÂNIA.

Foi formalmente instituída, neste sábado, 05 de janeiro de 2019, véspera da Festa da Teofania, a Igreja Ortodoxa Ucraniana que deixa de estar sob o Patriarcado de Moscou da Igreja Ortodoxa Russa, à qual estava ligada desde 1686. O Patriarca Ecumênico de Constantinopla, Bartolomeu I, assinou os “Tomos” (decretos) em Istambul (antiga Constantinopla) diante de clérigos e do presidente ucraniano Petro Poroshenko.

“A devota população ucraniana tem esperado por este dia abençoado por sete séculos completos”, afirmou Bartolomeu I em seu discurso.

O Patriarca, considerado o “Primeiro entre iguais” no Cristianismo Ortodoxo, disse que os ucranianos podem, agora, desfrutar do “presente sagrado da emancipação, independência e autogoverno, libertando-se de toda intervenção externa”.

Poroshenko agradeceu Bartolomeu I “pela coragem de tomar essa decisão histórica” e disse que “entre as 15 estrelas das igrejas Ortodoxa do mundo, uma estrela ucraniana apareceu”, referindo-se ao número atualizado de igrejas que não respondem a uma autoridade externa.

No mês passado, líderes Ortodoxos Ucranianos aprovaram a criação de uma nova e unificada igreja, separada do Patriarcado de Moscou.

 

2 respostas para “IGREJA ORTODOXA DA UCRÂNIA SE TORNA FORMALMENTE INDEPENDENTE DA IGREJA RUSSA”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s