
A primeira entidade ucraniana formada em São Paulo, data de 08 de dezembro de 1929 – Ukraínski Naródni Soiúz – registrada no Diário Oficial do Estado nº 1194 de fevereiro de 1930, tinha como principais objetivos auxiliar os sócios no desenvolvimento cultural, material e zelar pelos interesses da colônia ucraniana de São Paulo. Com o passar dos anos, o nome da entidade foi mudado para – Vilna Ukraína – e posteriormente para Ukraínski Ossierédok. Apesar das alterações de nome, a sociedade sempre foi muito ativa, realizando comemorações das datas nacionais ucranianas, organizando corais e grupos de teatro, além de jornais e revistas em idioma ucraniano que circulavam pela comunidade. Ao término da Segunda Guerra Mundial, chega uma nova corrente imigratória, que juntamente com os integrantes da sociedade Ukraínski Ossierédok, fundam a Sociedade Ucraniana Unificação, registrada oficialmente em 1949.
Os principais protagonistas da fundação da S.U.B. Unificação podem ser divididos em dois grupos: os velhos imigrantes, que tiveram atuação expressiva entre 1929-1938, tais como os oficiais do exército ucraniano Mykola Dniprovey e Mykola Pismenney, Iósif Soroka, Mikhailo Stefanyscyn, Mikhailo Dziura, Eduard Vitzkey e Mikhailo Wasyk; os novos imigrantes, dentre os quais Iwan Wolynec, Mykola Greluk, p. Vasyl Petruk, Mykhailo Danilowski , Jan Kuchar, Ewhen Koroliuk, M.Barvinski, Roman Konarski, Oleg Szymanskyj, Wolodymyr Jyla, e o mais importante, o padre Iósif Skulski, que conseguiu o registro da sociedade em audiência pessoal com o presidente Eurico Gaspar Dutra.
A nova onda imigratória trouxe alterações substanciais na atuação da comunidade ucraniana de São Caetano do Sul e localidades vizinhas da cidade de São Paulo, como a Igreja Católica, de rito oriental, que se localiza à rua das valerianas, 168 – Vila Bela – São Paulo, que começou a ser construída a partir de 1950, juntamente com a igreja Ortodoxa da rua dos ucranianos (Igreja Ortodoxa Autocefálica Ucraniana São Volodymyr) e a igreja da rua oriente (Igreja Ortodoxa Gregoriana), ambas em São Caetano do Sul. Infelizmente, muitos dos imigrantes de 1947 e 1949, acabaram indo radicar-se nos Estados Unidos e Canadá, fator que diminuiu grandemente o número de sócios ativos de nossa sociedade; construída entre os anos de 1963 e 1968, quando a partir de então, altera seus estatutos para permitir a afiliação dos descendentes, passando então a chamar-se Sociedade Ucraniano-Brasileira Unificação, contando hoje com uma centena de sócios que procuram preservar a rica cultura ucraniana com atividades ligadas às tradições de Páscoa, Natal, comemorando as datas nacionais com almoços, apresentações teatrais e danças folclóricas.
A divulgação da cultura ucraniana, por parte de nossa sociedade, está, hoje a cargo do grupo de danças folclóricas ucranianas Kyiv , que além das danças típicas, apresenta o artesanato e músicas em diversas localidades do país.