» O Tryzub (Tridente)

tsO Símbolo Nacional da Ucrânia

(Por Andrew Gregorovich)

O símbolo nacional e brasão de armas oficial da Ucrânia é um tridente dourado sobre um fundo azul celeste, o Tryzub. Como emblema nacional, o tryzub data desde a época da Rus’ de Kiev, quando era o brasão de armas da dinastia Rurik. Existem inúmeras teorias a respeito da origem e significado do tridente. Um tridente era o símbolo de Poseidon, o deus do mar dentro da mitologia grega. O tryzub esteve presente em diferentes sociedades, como: em colônias gregas do Mar Negro, Bizâncio, Escandinávia e Sarmátia onde era usado como emblema religioso e militar, como símbolo heráldico, como emblema de estado, como monograma e até como objeto de decoração

O mais antigo exemplar de tridente encontrado em território ucraniano data do século I d.C. Naquele tempo, provavelmente tenha servido como símbolo de poder para alguma das tribos que mais tarde tornaram-se parte do povo ucraniano.

O tridente foi cunhado em moedas de ouro e prata no reinado do príncipe Waldomiro o Grande (980-1015), que talvez tenha herdado o símbolo de seus ancestrais como brasão de armas dinástico e o passou a seus filhos, Sviatopolk I (1015-1019) e Yaroslav o Sábio (1019-1054).

Outros governantes como: Iziaslav Yaroslavych (1054-1078), Sviatopolk II Iziaslavych (1093-1113), e Lev Danylovych (1264-1301) usaram o tridente como seu brasão de armas. No século XII foi restabelecido como símbolo de estado com o Arcanjo Miguel. Continuou a ser usado por algumas famílias regentes como brasão de armas dinástico até o século XV.

O tridente aparece não somente em moedas, mas também nos tijolos da Igreja do Dízimo em Kiev (986-996), nas telhas da Catedral de Dormício em Volodymyr-Volynskyi (1160) e nas pedras de outras igrejas, castelos e palácios. Foi também usado como elemento de decoração em cerâmicas, armas de fogo, anéis, medalhões, selos e manuscritos. Devido ao seu intenso uso na Rus’ de Kiev o tridente desdobrou-se em vários estilos sem, contudo, perder a estrutura básica. Foram já descobertas quase 200 variações do tridente.Diversas versões de tridente são (e foram) utilizadas por organizações ucranianas, como por exemplo: os partidários do regime dos hetmans; em certas afiliações da Igreja Católica Ucraniana o tridente aparece com uma cruz; em organizações nacionalistas o tridente figura com uma espada ao centro (projetada por R. Lisovsky) . A Igreja Nacional Ucraniana incorporou o tridente em seu emblema – o sol flamejante.

Fontes Consultadas: