» Apucarana, PR: Paróquia da Proteção da Santíssima Mãe de Deus

Pároco: …………………………………………………
Assistente: ………………………………………….

End.: Rua Horeslau Saviski, 343
86.802-320 – APUCARANA – PR
Fone: (43) 423-7974
E-mail: tchopko@yahoo.com


Irmandade Feminina Santa Olga

Atual Diretoria
Presidente:
Secretária:
Tesoureira:
Conselho Fiscal:


Síntese História da Paróquia da Proteção da Santíssima Mãe de Deus

O SURGIMENTO DA PARÓQUIA

Foi em Colônia Rancharia, Estado de São Paulo que, na década de 30, foi aprovado o primeiro estatuto de uma paróquia no Brasil da Igreja Ortodoxa Ucraniana. Mais tarde, estes imigrantes deslocaram-se para a Colônia Nova Ucrânia no Município de Apucarana- PR. Com a chegada destes imigrantes ucranianos a Apucarana em 1948, muitos dos cristãos de fé ortodoxa, frequentavam a Paróquia Espírito Santo que já existia na Colônia Ucrânia, distante 7 km da cidade. O Pároco, Pe. Basílio Postolan, sentindo o drama de seus fiéis que tinham de vir de tão longe para participar da Divina Liturgia e outros ofícios litúrgicos na Igreja, por sua iniciativa e contando com o apoio do Sr. Antonio Ostrensky, além da colaboração de um grande grupo de paroquianos, encaminharam a compra das terras em Apucarana, localizadas na saída para Maringá. Em 10 de junho de 1951 por iniciativa do dirigente do coral, o Sr. Demétrio Truch, foi realizada a primeira missa em Apucarana na casa do Sr. Demetrio Mehedena. Neste mesmo dia deu-se a “Primeira Assembléia Geral Ordinária” em Apucarana, presidida pelo Sr. André Tchaika, quando foi aprovado, por unanimidade, a decisão de iniciar a construção da primeira Igreja em Apucarana, tendo por padroeira a «Proteção da Santíssima Mãe de Deus», em ucraniano, «Pokrova Presviatoii Bohorodetsi», carinhosamente chamada de «Santa Virgem».

Ainda neste mesmo dia foi eleita a primeira Diretoria Paroquial, tendo por presidente o Sr. Nicolau Berehulka. Tão logo tomou posse, a nova Diretoria iniciou uma campanha (coleta) visando angariar recursos para custear as despesas da construção da nova Igreja. Mais de 90 famílias ofereceram doações, impulsionando deste modo esta grande e histórica iniciativa.

Nesta mesma época foi fundada a «Irmandade Feminina Santa Olga» junto à paróquia.


OS FUNDADORES DA “PARÓQUIA SANTÍSSIMA VIRGEM”:

André Prisma
André Protzek
André Tchaika
Antonio Ostrenski
Basílio Fesenko
Basílio Hupalo
Basílio Iltchenko
Basílio Shafranski
Basílio Tcherniuha
BasilioHavreliak
Demetrio Lesiuk
Estefano Bida
Felipe Kireliuk
Gregório Fesenko
Helena Ednak
Ivan Destchenski
Ivan Zaveruha
José Humeniuk
José Zub
Kuzma Paroutchenko
Leonardo Ostachuk
Martin Radkoski
Miguel Bailak
Miguel Kereltchuk
Miguel Nebesni
Miguel Paroutchenko
Miguel Tshernouski
Nekefor Nebesni
Nestor Balan
Nicolau Berehulka
Nicolau Brodiuk
Nicolau Buriak
Nicolau Trembetzki
Paulo Budnei
Paulo Havreliuk
Pedro Biletzki
Pedro Shinkovicz
Simão Mestchenko
Valdomiro Cnih
Valdomiro Shafranski


A CONSTRUÇÃO DA NOVA IGREJA

Em final dos anos 50, inicio dos 60, muitos dos imigrantes ucranianos fundadores da paróquia deixaram o Brasil com destino aos Estados Unidos, em busca de novos oportunidades. Outros migraram para centros maiores como, São Paulo e Curituba. Começava então uma nova fase para a Paróquia.

Pe. Valdemiro Szpak assumindo com grande entusiasmo como pároco, a direção da paróquia, incentivado pela visita do Bispo Dom Alexandre em 1964, deu impulso à construção da nova Igreja, desta vez de alvenaria e mais próxima da Colônia Nova Ucrânia e da maioria dos fiéis residentes em Apucarana. Um terreno de 1.200 m2 foi adquirido à Rua Jaboti, hoje, Horeslau Saviski.

O projeto da nova igreja em estilo bizantino, foi concebido pelo engenheiro Iaroslau Sessak e pelo arquiteto Schumilianski. No dia 14 de agosto de 1966 deu-se a bênção do terreno com o lançamento da pedra fundamental. Posteriormente, a Mitra Diocesana da Igreja Católico-romana de Apucarana, na pessoa de S. Excia. Revma. Dom Romeu Alberti, seu Bispo diocesano, efetuou a aquisição do terreno e das antigas instalações da Paróquia Ortodoxa que passou desde então a servir a comunidade Católica da Colônia Japonesa de Apucarana.

Após a devida transferência de todos os pertences da Paróquia, foi feita a inauguração da nova Igreja, no dia 01 de fevereiro de 1970. O ato, presidido pelo então Bispo Eparca da Igreja Ucraniana, Dom Iov Skakalskei, contando ainda com as presenças do pároco Pe. Valdemiro Szpak , dos Padres Basílio Postolan, Nicolau Scherbak, Basílio Petrukk e do Diácono Alexandre Sheraiev. Como convidados, tomaram parte do ato da inauguração o Bispo Dom Romeu Alberti, Pe. Valdomiro Haneiko, da Igreja Católico-ucraniana, e várias outras autoridades, civis e religiosas.


COMISSÃO PRÓ-CONSTRUÇÃO E COLABORADORES DA ATUAL IGREJA

Alexandre Saviski
Ana Berehulka
Basílio Staczko
Basílio Szpak
Boddan Lecink
Demétrio Lesiuk
Demetrio Mazurok
Estanislau Halonka
EstefanoZavolski
Eudoxia Klita
Eva Mazurok
Família Demetriuk (Arapongas)
João Schemerega
José Berehulka
José Kovalchuk
Maria Dovhy
Maria Zavalinski e outros.
Miguel Bailak
Miguel Berehulka
Miguel Chincovicz
Miguel Galan
Miguel Miketczin
Miguel Pikinoska
Miguel Roik
Miguel Sagati
Miguel Tchopko
Moisés Haponiuk
Nicolau Nazarko
Paulo Moroz (Presidente)
Pedro Bahniuk
Pedro Banach
Pedro Dovhy
Pedro Moroz
Pedro Pachesnei
Valdomiro Galan
Yaroslau Galan
Zocim Demétrio


OS SACERDOTES DA PARÓQUIA PROTEÇÃO DA SANTA VIRGEM

De 1951 a 1955, a Paróquia era assistida pelo Pe. Basílio Postolan que também atendia a Paróquia Espírito Santo na Colônia Nova Ucrânia desde 1945. Também visitava regularmente os fiéis ortodoxos em Maringá e, de três em três meses, a Paróquia São Nicolau de Joaquim Távora. Morando na Colônia Nova Ucrânia, percorria a distancia de 7 km a pé para chegar a Paróquia.

No ano de 1954 visitou a Paróquia Santa Virgem o Arcebispo Metropolitano Dom João Teodorovicz. No mesmo ano foi ordenado sacerdote o Pe. Valdemiro Szpak que assumiu as paróquias acima citadas, atendendo ainda outras no Paraguai. Neste período foi construída a atual Igreja. No dia 10 de agosto de 1976 veio a falecer aos 76 anos. De 1976 até os dias de hoje é pároco r Reverendíssimo Pe. Valdemiro Haraczuk, natural de Campo Mourão.

Em 1988 a comunidade festejou solenemente o Milênio da Cristianização da Ucrânia recebendo a presença do então administrador Geral da Igreja Ucraniana no Brasil, entre outras autoridades. Comemorou seu jubileu em 2002, os 50 anos de Paróquia com grande celebração festiva e a presença de autoridades religiosas, membros do clero eparquial e grande número de fiéis.

Desde seu surgimento, a paróquia tem recebido visitas de vários sacerdotes e autoridades eclesiásticas da Igreja Ortodoxa Ucraniana do exterior e autoridades civis.

A Paróquia da “Proteção da Santíssima Virgem Mãe de Deus” de Apucarana permanece sob a jurisdição da Eparquia Ortodoxa Ucraniana, que tem à sua frente nosso amado Pai espiritual, o Bispo Eparca Dom Jeremias Ferens.


Fonte: “Seara Ortodoxa”
Edição: Pe. Pavlos Tamanini


%d blogueiros gostam disto: