Mensagem para a QUARESMA/2004

Mensagem dos Bispos Ortodoxos Ucranianos na Diáspora, no ano 2004 de Nosso Senhor Jesus Cristo, aos fiéis, filhos e filhas espirituais da Santa Igreja Ortodoxa Ucraniana e a todos os que amam Jesus Cristo, Salvador da Humanidade

Que a Misericórdia de Nosso Senhor Jesus Cristo, que sofreu a Paixão por nós, esteja convosco!

Nós estamos sobrevivendo aos acontecimentos dos tempos: “Deus Está conosco!” Com os olhos abertos pela fé, que abre-nos a nossa vida litúrgica, nós (mentalmente) estivemos perto da Gruta (de Belém), vimos e fomos iluminados pela Luz – Luz, que saía da Gruta. Nós (mentalmente) viajamos com os Magos do Oriente e oferecemos ao Rei recém-nascido, tudo o que tínhamos de melhor. Estávamos parados (mentalmente) à beira do rio Jordão e, junto com João Batista ouvimos: “Este é o meu Filho querido, o meu Predileto”. (Mt 3,17). Junto com o Justo Simeão, expressamos: “… porque meus olhos viram a tua Salvação…”

Com palavras e ações, proclamamos alegremente, a glória de Deus Pai e recebemos a Oferenda – (Presente da Salvação) – seu Filho Unigênito. Agora, iniciamos uma outra Viagem (Peregrinação) Quaresmal do ano 2004 de nosso Senhor, que finalmente nos conduzirá aos dias mais santos do ano cristão ortodoxo: os dias da Semana Santa e até a “Festa das festas”, em que, solenemente, celebraremos a Ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

As suas palavras repetem-se em nossa rica vida litúrgica, que nos lembra constantemente da santidade para a qual somos convidados, da santidade de suas palavras e atos, que Ele testemunhou e à qual os santos evangelistas Mateus, Marcos, Lucas e João narraram nos seus evangelhos. Também, as palavras atribuídas a Santo Efrém da Síria, pai espiritual da Igreja primitiva, lembram-nos de nossa santa nobreza.

Invocamos a ajuda de Deus, para vencermos a preguiça sob todos os aspectos, pedindo coragem e firmeza para enfrentar as provações; para vencer a cobiça do poder e tudo o que nos destrói e aos outros.

Invocamos a ajuda de Deus, para que possamos nos livrar das palavras desnecessárias e nocivas as quais, não edificam, nem a nós, nem ao nosso próximo.

Nós, que fomos chamados pelo Cristo para cuidar de uma parte da sua Vinha, que é a santa Igreja Ortodoxa Ucraniana, começamos esta peregrinação quaresmal do ano 2004, junto com todos vós, nossos amados filhos e filhas espirituais.

Para todos nós, este é o tempo da purificação, o tempo da renovação pessoal, de trocar aquela veste que é impermeável à Luz transformadora de Cristo.

Este é o tempo de correspondermos à fidelidade de Cristo, nosso Senhor, que continua a revelar-nos sua fidelidade ao Pai, a nós “filhos pródigos”, teimosos, que se afastam d’Ele de vez em quando pela, fraqueza humana e, na maioria das vezes, conscientemente.

Nós, junto com todos vós, suplicamos Àquele, a quem reconhecemos como Senhor e Doador da vida, conceder-nos um espírito de humildade, de bondade, de paciência e de amor, para que a Grande Quaresma do ano 2004 nos faça crescer na santidade pessoal e, com exemplos e ensinamentos espirituais, possamos ajudar aos nossos irmãos e irmãs da mesma fé.

Nós, junto com todos vós, nossos irmãos e irmãs na Ucrânia e os que vivem em todo mundo, iniciemos esta grande Quaresma de 2004 como os peregrinos pacíficos, rejeitando o que é próprio do homem velho e acolhendo com alegria e agradecimento as abundantes graças e misericórdias divinas que o Senhor derrama sobre todos nós durante a Quaresma, pelas orações freqüentes, pelo santo sacramento da Penitência e demais sacramentos. Todas estas graças nos nos ajudam a nossos corações e mentes se abram ao Cristo, que se ofereceu a Si mesmo por nós, pelos nossos pecados e pela vida e salvação do mundo inteiro.

Neste tempo de sincero exame de nosso crescimento na fé, pedimos vossas orações, assegurando que rezaremos também por todos vós, e que Jesus Cristo, Senhor e Doador da vida, conceda a todos nós os dons de que necessitamos para nossa salvação e que possamos, com humildade e gratidão, darmos graças por todos os dons recebidos.

Juntos com todos vós, crescendo na Graça de Deus e esperando com alegria o dia em que celebraremos a Festa da Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, permanecemos, como servos de Jesus Cristo nosso Salvador, suplicando por todos vós:

CONSTANTINO, Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos e na Diáspora

BASÍLIO, Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Canadá

ANTÔNIO, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos

JOÃO, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Canadá

VSEVOLOD, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos

JORGE, Bispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Canadá

JOÃO, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana na Diáspora

JEREMIAS, Bispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: