Mensagem por ocasião do Natal de 2004

Mensagem da Conferência Permanente dos Bispos Ortodoxos Ucranianos Além-Fronteiras da Ucrânia por ocasião do Natal de 2004


Trad.: Natalia Waszczynskyi

Aos fiéis sob o nosso cuidado espiritual:

“O Único Filho Gerado de Deus, criado na eternidade do Pai sem uma mãe, nasceu numa época com uma Mãe sem um pai. Aquela primeira geração é um impenetrável mistério da Trindade Divina na Eternidade e, esse segundo nascimento, é um insondável mistério do poder e do amor de Deus pelo gênero humano no tempo. O maior mistério no tempo corresponde ao maior mistério na eternidade.”

(Bispo Nicolau no Prólogo de OCHRID)

Amados Irmãos e Irmãs em Cristo – clero e leigos – que vivem na Fé além das fronteiras da Ucrânia:

– Cristo Nasceu!
– Glorifiquemo-Lo!

É impossível para nossas simples mentes imaginar o “maior mistério na eternidade” tais como as Hostes Divinas que circundam o Trono de Deus. Podemos imaginar a beleza, alegria e paz dos seus gloriosos “hosanas”, enchendo os céus acima de nós, enquanto permanecem em oração perante o Trono. Muito de nossa rica tradição de cânticos de natal é uma tentativa de narrar o poder daquele mistério, porém inadequadamente.

O nascimento de Nosso Senhor – a encarnação é o “maior mistério dos tempos” – nos deixa perplexos diante do amor de nosso Pai Celestial por nós, ao enviar seu Único Filho Gerado para assumir nossa humanidade. A visão de Cristo-menino, nascido da Virgem e deitado numa manjedoura na gruta de Belém, é uma visão que mudou para sempre o curso da História da humanidade. “Deus está conosco …” é um hino familiar da época Natalina, e essas palavras, agora e sempre, são uma mensagem profunda da esperança humana, fervor, dignidade e beleza. Elas declaram exatamente o que nós esperamos ouvir durante esta época santa. No nascimento em Belém, a Divindade sussurra a cada coração individualmente: “Eu te amo!” E embora façamos parte de um poderoso coral de fiéis cantando com as Hostes Divinas dentro do espírito da alegria do Natal, o Senhor ouve cada um de nós, no momento em que respondemos no amor.

Em algum nível profundo de nosso ser – efeito direto de nosso Batismo e Crisma – nós compreendemos o sentido do Tropário da Natividade: “Teu Nascimento, ó Cristo Deus, fez brilhar no mundo a Luz da Sabedoria”. Isto é evidenciado pela maneira como nossas vidas parecem mudar durante esta época, a cada ano e em todos os anos. Algo em nosso interior – através da direção do Espírito Santo – desperta novamente o amor e respeito uns pelos outros, juntamente com aqueles sentimentos de fé, esperança, dignidade e beleza. Algo nos diz que como “o maior mistério do tempo corresponde ao maior mistério na eternidade” nossas vidas também tem que corresponder à vida e aos ensinamentos de nosso Senhor. Nossa oração Arqui-pastoral sincera é para que cada um de nós escolha viver na Luz da Sabedoria durante todo o ano que se aproxima, fugindo das trevas.

Há aqueles que hoje dizem: “Lembre-se que a mágica do Natal está em seu coração”. Nós dizemos mais propriamente que o milagre do Natal está na manjedoura – na humildade do Cristo-menino – que elevou nossa humanidade acima de nossa atual nível de compreensão, tornando-se nossa única esperança de salvação. Não há “mágica” – há somente Deus, que é Amor.

Saudamos todos vós neste tempo de esperança – todos vós, confiados ao nosso cuidado espiritual e, de forma muito especial, cumprimentamos nossos irmãos e irmãs na Ucrânia, que vivem uma época de esperança sem paralelo na história da Nação Ucraniana. Nós oramos especialmente pela Orientação Divina sobre todos eles – mais especialmente sobre aqueles que eventualmente serão colocados em posições de liderança pela vontade de nosso povo que ama a Deus.

Possamos todos nós viver nossas vidas plenas daquela esperança e Luz de Sabedoria que resplandece gloriosamente, não da estrela sobre Belém, mas do Cristo-menino deitado sobre a manjedoura de nossos corações. Nós, juntamente com nossos irmãos na Ucrânia e de todo o mundo, temos que irradiar aquela luz para todos aqueles que estão ao nosso redor. Esta é nossa missão. Esta é nossa vida.
Cada um e todos vós estão em nossas orações durante esses dias santos, e pedimos para que sejamos lembrados nas suas.

– Cristo Nasceu!
– Glorifiquemo-Lo!

— CONSTANTINO, Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos e na Diáspora

— BASÍLIO, Metropolita da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Canadá

— ANTÔNIO, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos

— JOÃO, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Canadá

— VSEVOLOD, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana nos Estados Unidos

— JORGE, Bispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana do Canadá

— JOÃO, Arcebispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana na Diáspora

— JEREMIAS, Bispo da Igreja Ortodoxa Ucraniana na América do Sul

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: